novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......

novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......
convido-os a desenrolar alguns fios reais e ficcionais

domingo, 1 de julho de 2012

FICÇÃO - Sombra (de Lars Eriksen)


Vida alegre, boa, burguesa.
brincava com a ciência,
desdenhava da filosofia,
praticamente sem problemas.
Então atentei para a minha sombra.
Formidável, fazia tudo o que eu queria.
Andava se eu andava,
divertia-se se eu me divertia,
sumia se eu apagava a luz.
Pulava, saltava, talvez até risse.
Não incomodava,
somente obedecia.
Parece que até cantarolava.
Era verdadeira serva,
como que mulher dos velhos tempos.
Cativa ideal, que tudo ouve calada,
que não discute,
que não discorda,
que não se cansa,
que se presta a tudo,
realmente tudo.
Mas tentei cortá-la,
pois cansado dela, procurei separá-la de mim.
No fundo, não fazia o que eu de fato queria.
Desaparecia no escuro, concordo,
mas reaparecia no claro,
sem me consultar.
Empurrava-a, mas ela não ia embora.
Gritava, mas ela fingia que não escutava.
Penso que zombava de mim.
Acabei por compreender, por experiência,
experiência árdua,
que ela não era, realmente, minha escrava,
porém, imagine-se tamanho absurdo,
que eu era o escravo de minha própria sombra!

(texto de Lars Eriksen - do livro Paraconsistência. Imagem de Adonai Sant´Anna - blog http://adonaisantanna.blogspot.com.br/) Favor respeitar os direitos dos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário